domingo, 18 de abril de 2010

Notícia : Dia Mundial do Café

"Missão : Justiça no Comércio


Já alguma vez pensou no poder que tem ao beber um simples café?

Os cafés de Comércio Justo dão-lhe o poder de contribuir para a erradicação da pobreza, para combater o trabalho infantil em países produtores de café. São a sua voz a favor da sustentabilidade ambiental e social do mundo em que vive.

Exemplos de alguns produtores de café da Rede de Comércio Justo:

CECOCAFEN (Central de Cooperativas Cafetaleras del Norte) - Nicarágua: Fundada em 1997 por 4 cooperativas de café. Actualmente, é constituída por 11 organizações, um total de 1941 produtores. Visa em particular a obtenção de melhorias económicas e sociais dos sócios através da comercialização do café de pequenos produtores, incentivar a agricultura biológica e outras actividades que protejam o ambiente, a formação profissional dos filhos dos sócios e o micro crédito sobretudo a favor das mulheres.
SIDAMA UNION - Etiópia: Nasceu em 2001, a União de produtores de café Sidama, conta com 39 cooperativas. O cultivo é feito segundo o “garden system”, em que as plantas são intercaladas com culturas alternativas e adubadas com adubos orgânicos. Os associados usufruem de assistência técnica na produção, financiamento, formação e instrução.

UCIRI (Unión de Comunidades Indígenas de la Región del Istmo) - México: Desde 1983, gere de forma comunitária a terra que produz este café. Segundo a tradição, a terra é “Pacha Mama”, a grande mãe. Uma parte dos rendimentos obtidos a partir da venda destina-se à melhoria das condições de vida, à formação de comissões para o estudo e controlo da agricultura biológica, à educação e à formação dos jovens para respeitarem a cultura indígena.

CHAJULENSE DE VA’L QUYOL – Guatemala: Em língua ixil, significam “a uma só voz”. Fundada em 1988 com o objectivo de promover melhorias de condições de vida da população local maia-ixil. Nos anos 1980, retomou o cultivo de café, presente na região há duzentos anos, sobretudo na região a 1200-1330 metros de altitude. Trata-se de um café considerado entre os melhores do mundo, de qualidade 100% arábica. "


Sem comentários:

Enviar um comentário